O sol entra no signo Capricórnio do Zodíaco a 22 de dezembro e sai do mesmo a 20 de janeiro.
Com origem na constelação Capricornus, Capricórnio é o décimo signo do Zodíaco, seguindo a Sagitário e antecedendo Aquário.
O planeta regente de Escorpião é Saturno. Trata-se de um signo cardinal na qualidade e feminino na polaridade.
O seu elemento é a terra, tal como Touro e Virgem, com os quais é mais compatível. Capricórnio também é compatível com os signos do elemento água: Caranguejo, Escorpião e Peixes. Contudo, Caranguejo é o signo oposto de Capricórnio.
O símbolo do signo Capricórnio é representado por um bode. Na mitologia greco-romana, este animal é a recordação do cabrito Aegipan, inserido por Zeus nas constelações devido a ter sido amamentado juntamente com Zeus pela cabra Amalteia.
Características do signo de Capricórnio
A pessoa de capricórnio é reconhecida por sua disciplina, persistência e rigidez. Sua ambição e perseverança são a força para ir em busca de seus objetivos. Por vezes, pode parecer pessimista e demasiado exigente.
Capricórnio tem uma personalidade que valoriza sua posição e estabilidade. Na sociedade é alguém convencional e que gosta de seguir regras. Trata-se de alguém digno de confiança, principalmente no trabalho, onde busca a perfeição.
O ascendente em capricórnio apresenta extrema responsabilidade. São reservados e pacientes, gostam de se sentir seguros e, por isso, pensam muito antes de tomar uma decisão.