O Dia de Pentecostes comemora-se ao domingo, 50 dias depois da Páscoa e 7 dias após a Ascensão de Jesus Cristo, sendo assim uma data móvel.
O que significa Pentecostes?
O termo grego Pentecostes significa “cinquenta dias depois”. Ele começou a ser usado para se referir à Festa da Colheita ou das Semanas (o Shavuoth) do povo judeu, uma festa agrícola de agradecimento ao Senhor pelas colheitas que duravam 7 semanas, desde a Páscoa até ao 50º dia.
O que aconteceu no dia de Pentecostes?
Na tradição cristã, a celebração do Pentecostes marca o dia da descida do Espírito Santo sobre a Terra e encerra as celebrações da Páscoa.
Nas Sagradas Escrituras refere-se que o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos e seguidores de Jesus na forma de línguas de fogo ao quinquagésimo dia da festa em Jerusalém.
A data simboliza também o nascimento da Igreja, com o acontecimento a permitir o acesso ao Evangelho pelas diferentes nações e a cumprir a profecia de Jesus sobre o envio do seu Espírito Santo aos homens.
Dia de Pentecostes em Portugal
O Dia de Pentecostes em Portugal é festejado com alegria, com a celebração de missas especiais em honra de Jesus Cristo e do Espírito Santo.
Esta festa católica é considerada umas das mais importantes do ano, sendo apenas suplantada pela Páscoa e pelo Natal.