Há 4 fases da Lua: lua nova, quarto crescente, lua cheia e quarto minguante.
Cada uma dessas fases corresponde à aparência da parte da Lua que conseguimos ver da Terra. Como a Lua não tem luz própria, a parte que vemos é a que está voltada para o Sol e, por isso, está recebendo a sua luz.
A parte da Lua que não é visível é justamente aquela que não está virada para o Sol e, por isso, permanece escura.
Essa mudança no aspecto da Lua acontece em virtude da sua posição em relação à Terra e ao Sol.
As fases da Lua mudam a cada semana, entre 7 a 8 dias, portanto, o ciclo da Lua - ou Período Sinódico - acontece em aproximadamente 29,5 dias, ou seja, quase um mês. Ao longo do mês a aparência da Lua vai mudando lentamente e acontecem as 4 fases.
Lua nova
Nesta fase, não conseguimos ver a parte da Lua que está sendo iluminada pelo Sol, porque ambos se encontram na mesma direção.
A lua nova nasce por volta das 6h e se põe por volta das 18h, quase ao mesmo tempo que o Sol.
Quarto crescente
Nesta fase, apenas um quarto da Lua está iluminada. Vista do hemisfério norte, a Lua crescente apresenta o aspecto da letra D.
A lua no quarto crescente nasce por volta do meio-dia e se põe por volta da meia-noite.
Lua cheia
Nesta fase, a Terra está entre a Lua e o Sol, por isso, conseguimos enxergar a iluminação que a Lua está recebendo do Sol.
A lua cheia nasce por volta das 18h e se põe, no dia seguinte, por volta das 6h, ao contrário do Sol.
Quarto minguante
Nesta fase, apenas um quarto da Lua está iluminada. Vista do hemisfério norte, a Lua minguantes apresenta o aspecto da letra C, como se fosse o contrário da lua crescente (com o aspecto da letra D).
A lua no quarto minguante nasce por volta da meia-noite e se põe por volta do meio-dia, ao contrário da lua no quarto crescente.
Veja também: