O Dia Nacional do Pijama é comemorado, tradicionalmente, em 20 de novembro, mas quando calha ao fim de semana é escolhido outro dia (um dia útil) para a sua celebração nas escolas.
Objetivos do Dia Nacional do Pijama
Este dia tem uma base lúdica, educativa e solidária. A data visa defender o direito de todas as crianças crescerem no seio de uma família, especialmente as crianças que, por diversas razões, estão separadas das suas famílias biológicas.
Essa é a chamada "Missão Pijama", que visa promover o direito de todas as crianças a terem uma família. É uma iniciativa criada pela Mundos de Vida - Associação para a Educação e Solidariedade.
O Dia Nacional do Pijama tenta chamar a atenção para o problema das crianças desfavorecidas, para que aumente o número de famílias de acolhimento em Portugal. A ideia é que as crianças separadas dos seus pais possam ser acolhidas por casais dispostos a dar-lhes carinho, amor e educação.
Celebração do Dia Nacional do Pijama
O Dia Nacional do Pijama coincide com a celebração do Dia Internacional dos Direitos da Criança.
Como forma de comemorar, crianças de até 10 anos vão vestidas com o pijama para as escolas que decidem aderir a esta data, em Portugal e em todos os países onde há portugueses. Antes de 2015, esta iniciativa abrangia crianças de até 6 anos.
Nas escolas, as crianças realizam variadas atividades em pijama durante o dia, até regressarem à casa. Tirar muitas fotografias, para mais tarde recordar, é uma obrigação deste dia.