O Dia Mundial dos Animais de Quinta celebra-se a 2 de outubro.
Foi escolhido o dia 2 de outubro em honra de Mahatma Ghandi, nascido neste dia, que acreditava que todos os seres - do maior aos mais pequeno - deviam ser tratados com respeito, por igual.
O objetivo do Dia Mundial dos Animais de Quinta é divulgar as fracas condições de vida que os animais de quinta têm e todas as torturas a que estes animais são sujeitos, tendo em vista mudar esta situação. Dar voz aos animais e falar por estes, defendendo o direito à vida, é o mote desta data.
Apesar de ser um dia de luta e de memória, pelo sofrimento e morte anual de 70 mil milhões de animais terrestres criados unicamente para a alimentação, o dia pode ser celebrado de maneira divertida, levando as crianças a conhecer animais em quintas e ensinando aos mais pequenos a tratar os animais com amor.
Partilhar dados e vídeos sobre a realidade do tratamento dos animais de quinta é uma das opções que tem para este dia. Também se pode juntar ao movimento ou fazer donativos no site oficial deste evento. Esta data é organizada pelo Movimento dos Direitos dos Animais de Quinta (Farm Animal Rights Movement).
Curiosidades sobre animais de quinta
- Enquanto um cão ou um gato tem um lar, 60 animais de quinta são brutalmente mortos.
- 10 mil milhões de animais de quinta são mortos por ano só nos EUA.
- As vacas são gentis e mães fervorosas.
- Os porcos são muito brincalhões, alegres e inteligentes.
- As galinhas e perus são animais sociais que gostam de apanhar sol e de andar nas árvores.
- A dieta alimentar de uma pessoa sem carne, laticínios e ovos evita até 100 mortes de animais por ano.