O Dia Mundial do Vitiligo observa-se a 25 de junho.
Esta data, também conhecida por Dia Mundial do Combate ao Vitiligo, pretende aumentar o conhecimento das pessoas sobre o vitiligo e travar a progressão da doença.
Foi escolhido o dia 25 de junho em alusão à morte de Michael Jackson, que sofria de vitiligo e lúpus.
Causas e Sintomas do Vitiligo
O vitiligo é uma doença não contagiosa que se caracteriza pela perda da coloração da pele, formando-se frequentemente manchas brancas pelo corpo todo. Não provoca dor física, mas causa transtornos emotivos e psicológicos. Estas manchas podem ser despoletadas por vários fatores, desde o componente genético às exposição solar ou química, desde queimaduras ao stress e outros traumas emocionais.
Tratamento do Vitiligo
Aos primeiros sinais de descoloração da pele deve-se consultar um dermatologista, pois quanto mais cedo se começar o tratamento, maior é a hipótese de se evitar a propagação das manchas. Os tratamentos extensivos, de cirurgias a fototerapias, podem ser capazes de controlar, atenuar e, em certos casos, até de curar o vitiligo.
Estima-se que existam 100 milhões de pessoas no mundo afetadas por vitiligo, com 1% da população europeia a sofrer desta doença.