O Dia Mundial do Macaco tem lugar a 14 de dezembro.
Este Dia Mundial do Macaco é uma data não oficial que surgiu no ano 2000, quando um cartoonista e estudante norte americano chamado Casey Sorrow escreveu em jeito de brincadeira “Dia do Macaco” no calendário de um amigo, começando vários amigos e outros estudantes de arte da Universidade de Michingan a celebrar o dia.
A brincadeira foi ganhando visibilidade com a introdução da data em bandas desenhadas de Casey e de outros cartoonistas, e com a partilha na internet, tornando-se numa data internacional ao longo dos tempos, com o apoio de organizações não governamentais e de defesa dos animais.
Este é assim um dia de "macadadas" mas também de aviso: o principal objetivo da data é alertar para a proteção dos macacos, que são muito utilizados em testes médicos. Além disso, estes animais são uns dos mais afetados pela destruição de florestas, seu habitat natural.
Este dia internacional do macaco pode ser comemorado de diversas formas, desde a contemplar os primatas no jardim zoológico, a vestir-se como um macaco e entrar em festas, a agir como um macaco, a divulgar histórias de macacos ou abusos a estes animais, a fazer donativos a entidades de apoio aos animais, etc.
Acredita-se que existam cerca de 200 espécies de macacos no mundo e os países com o maior número de primatas são: Brasil, Madagascar, Indonésia e República Democrática do Congo.