O Dia Mundial do Elefante comemora-se anualmente a 12 de agosto.
Este dia, conhecido mundialmente como World Elephant Day, tem em vista a preservação dos elefantes de todo o mundo. A cada quinze minutos morre um elefante na África, envenenado ou baleado pelo seu marfim e pela sua carne. Na China o marfim vale mais do que o ouro. Se nenhuma ação for tomada, prevê-se que o elefante esteja extinto por 2025.
O elefante é o maior mamífero da terra (pode pesar 7 toneladas) e mesmo assim um animal muito vulnerável. A sua tromba é capaz de arrancar ramos ou de apanhar uma única folha do chão. Inteligente, dedicado à família, emocional e com uma memória extraordinária, o elefante é um animal dotado das boas características do homem, mas que recebe os piores comportamentos por parte deste.
Origem do dia
Símbolo nacional da Tailândia, o elefante mereceu um dia próprio em 2012. O Dia Mundial do Elefante foi fundado pela realizadora canadiana Patricia Sims e pela Elephant Reintroduction Foundation da Tailândia. Atualmente a data é apoiada por cerca de 70 fundações de vida selvagem no mundo.
Atividades
Neste dia pode:
- aderir a um evento para a proteção dos elefantes no site oficial desta data;
- assistir ao premiado documentário “Return to the Forest”;
- vestir de cinzento ou roupa com desenhos de elefantes;
- desenhar um elefante e colocar o desenho online (20 mil desenhos equivalem a 150 mil dólares na ajuda aos elefantes);
- fazer donativos a entidades de proteção de elefantes;
- visitar o jardim zoológico;
- divulgar a data nas redes sociais e promover a proteção dos elefantes.