O Dia Mundial da Poupança celebra-se anualmente a 31 de outubro.
O objetivo deste dia é consciencializar as pessoas acerca da necessidade de poupar, bem como da sua importância em resposta a dificuldades financeiras.
Origem do Dia Mundial da Poupança
Esta data foi criada com o intuito de alertar os consumidores para a necessidade de disciplinar gastos e de amealhar alguma liquidez, de forma a evitar situações de sobre-endividamento.
A ideia de criar uma data especial para promover a noção de poupança surgiu em outubro de 1924, durante o primeiro Congresso Internacional de Economia, em Milão.
Assim, a data foi comemorada pela primeira vez pelo Instituto Mundial de Bancos de Poupança, em 1925, na Itália.
Poupança em Tempos de Crise
Muitos portugueses alegam que não fazem qualquer tipo de poupança, diária, semanal, mensal ou anual.
Contudo, alguns estudos mostram que é em períodos de crise que se registam os maiores índices de poupança. Empresas e famílias portuguesas fazem esforços para reduzir custos e conseguir poupar.
Ferramentas de Poupança
Para auxiliar e facilitar a poupança, existem cada vez mais ferramentas e técnicas de poupança, fornecidas por entidades bancárias, governos e economistas.
Para ajudar à poupança existem várias aplicações financeiras gratuitas que podem ser instaladas no smartphone. Na internet também encontram-se vários sites destinados à poupança.