O Dia Mundial da Migração dos Peixes foi criado em 2014 pela World Fish Migration Foundation. Essa é uma data móvel que acontece a cada dois anos.
Muitos peixes estão ameaçados. Tendo em conta a sua importância em termos ecológicos (eles são essenciais para a saúde dos rios), culturais e econômicos, o objetivo do Dia Mundial da Migração dos Peixes é proteger e conservar os peixes migratórios de água doce, assim como os rios, criando atenção global para a sua migração e inspirando pessoas a ligaram-se à proteção ambiental.
Este é um evento internacional que junta centenas de cidades e um milhar de instituições ligadas ao ambiente, na organização de atividades relacionadas com os peixes, os rios e a natureza.
Em Portugal realizam-se atividades que facilitam a passagem dos peixes no Rio Mondego, entre outras que podem ser conhecidas no site World Fish Migration Day.
O que são peixes migratórios?
Os peixes migratórios são aqueles que precisam mudar de local com regularidade. Como verdadeiros atletas, eles nadam distâncias longas ou curtas para dar continuidade ao seu ciclo de vida, ou seja, para alimentarem-se, reproduzirem-se e fugir dos predadores.
Espécies de peixes migratórios
- Salmão;
- Lampreia-marinha
- Sável
- Savelha
- Enguia-europeia
- Truta-marisca
- Barbos
- Bogas-de-boca-recta