O Dia Mundial da Vida Selvagem tem lugar anualmente a 3 de março e tem como objetivo sensibilizar e envolver os governos e os cidadãos na conservação de todo o tipo de vida selvagem.
Esta data foi criada em 2013, na 16.º Conferência das Partes da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção. No mesmo ano, entrou no calendário das datas internacionais da ONU - Organização das Nações Unidas.
Diariamente são aniquilados milhares de animais pela sua pele, carne ou partes específicas do corpo, para além dos guardas-florestais que perdem a vida a tentar travar estes crimes.
Tigres, rinocerontes e elefantes são alguns dos animais mais atacados. Apesar do problema atacar em especial os países africanos e asiáticos, esta é uma crise mundial da biodiversidade e, por isso, exige o envolvimento de pessoas de todo o mundo.
Todos nós somos responsáveis por proteger a diversidade de vida do nosso planeta.
No Dia Mundial da Vida Selvagem realizam-se conferências para discutir o estado da vida selvagem e o seu futuro. Além disso, são realizadas várias campanhas de sensibilização, manifestações e documentários são exibidos.
Para celebrar o Dia Mundial da Vida Selvagem pode juntar-se à luta começando por partilhar a data nas redes sociais, pois assim dá a conhecer a celebração e motiva a reflexão sobre este tema.