O Dia Mundial da Cobra festeja-se anualmente no dia 16 de julho.
Como o animal menos amado que é, a data surgiu como uma forma de combater os mitos em torno das cobras e como um meio de espalhar algum carinho e de celebrar este animal.
Apesar da sua origem não ser muito concreta, a data é celebrada por todo o mundo com entusiamo pelos amantes da vida selvagem. Um objetivo deste dia é preservar esta espécie animal que desempenha um papel importante no ecossistema, controlando roedores e pragas.
Neste dia as cobras estão em destaque nos jardins zoológicos e nas quintas de animais, por exemplo, onde é possível ver e até tocar nas cobras, em certos casos, sendo uma boa oportunidade para distinguir as cobras perigosas das inofensivas e de saber mais sobre este animal.
Factos sobre cobras
- Existem mais de 3 mil espécies de cobras espalhadas por todos os continentes à exceção da Antártida.
- Um quarto das cobras é venenoso, existindo cobras que comem cobras venenosas.
- As cobras não têm ouvidos externos nem pálpebras.
- As cobras cheiram com a língua.
- As cobras conseguem comer uma presa inteira visto o maxilar inferior conseguir separar-se do superior.
- Elas mudam de pele de três a seis vezes ao ano.
- As cobras tentam evitar o contacto humano. Muitas vezes elas enrolam-se ou camuflam-se para não serem vistas. Os incidentes com mordidas de cobra ocorrem quando se pisam as cobras por acidente ou quando se perturba este animal.
- Algumas cobras do mar respiraram parcialmente pela pele, permitindo mergulhos longos.
- Algumas cobras asiáticas conseguem “voar”. Elas balanceiam o corpo no ar e travam o fluxo do ar numa forma de “C”, conseguindo escolher onde aterram com o balancear do corpo.