O Dia Mundial da Asma celebra-se anualmente na primeira terça-feira do mês de maio.
Este dia internacional da asma é organizado pela GINA (Global Initiative for Asthma), da Organização Mundial de Saúde, com o objetivo de melhorar a prevenção da doença e o nível de consciencialização da população. Neste dia são realizadas campanhas informativas sobre a doença e é lançado um relatório anual com dados sobre a asma no site da GINA.
A asma é uma doença crónica muito comum e que afeta a passagem de ar de e para os pulmões, causando inflamação das vias respiratórias e dificuldade em respirar. Ela afeta mais as crianças do que os adultos.
Sintomas de asma mais comuns
- Falta de ar e cansaço
- Pieira e tosse
- Dores ou pressão no peito
Os sintomas podem ocorrer várias vezes ao dia ou semana e podem agravar-se durante a prática de exercício físico ou durante a noite. A prevenção precoce favorece o tratamento da asma.
Asma em Portugal
Estima-se que mais de um milhão de portugueses sofram de asma. Algumas profissões representam maiores riscos de desenvolver a doença, como padeiros, pedreiros, cabeleireiros e pescadores.
A Organização Mundial de Saúde estima que, em todo o mundo, mais de 300 milhões de pessoas sofrem de asma e que esta é a doença crónica mais comum nas crianças.