O Dia Mundial da Alergia celebra-se a 8 de julho.
A data da Organização Mundial da Saúde visa alertar as pessoas sobre a importância do tratamento das alergias, visto que em certos caso as alergias podem provocar a morte. Neste dia pode informar-se melhor sobre as alergias e visitar o médico de família, por exemplo.
Em maio celebra-se também o Dia Mundial da Asma e em dezembro o Dia Internacional dos Portadores de Alergia Crónica.
Alergias mais comuns
As alergias mais comuns em Portugal são as alimentares e as respiratórias (pólenes, ácaros, fungos, pelos de animais).
Nos adultos, as alergias alimentares mais frequentes são aos peixes, mariscos e certas frutas. Nas crianças, as alergias alimentares mais comuns são às proteínas do leite de vaca, mariscos e ovos.
As alergias alimentares manifestam-se com coceira e inchaços nos lábios, vómitos, diarreia, pele irritadiça e rouquidão. As alergias respiratórias provocam espirros, falta de ar, coriza, tosse, coceira nos olhos e dores de cabeça. Já as alergias a medicamentos podem provocar náusea, vómitos ou dificuldades respiratórias.
Sabia que?
- Estima-se que metade dos europeus sofre de alergias.
- Um terço das crianças europeias sofre de alergias.
- Um lençol pode conter um milhão e meio de ácaros, mas deixar a cama por fazer por meia hora é suficiente para os matar.
- Em Portugal, as doenças respiratórias são responsáveis por 15 milhões de dias de baixa anuais, por cinco milhões de consultas e 1,8 milhões de idas às urgências.