O Dia Marítimo Mundial celebra-se na última semana de setembro. As festividades decorrem de acordo com a disponibilidade dos governos e das entidades envolvidas nas celebrações.
O objetivo da data é chamar a atenção para a importância da segurança na navegação marítima, das indústrias marítimas para o comércio mundial e da proteção do ambiente marinho.
A data foi criada em 1978 pela Organização Marítima Internacional (OMI), a agência Nações Unidas especializada na segurança da navegação e na prevenção da poluição marinha provocada por navios.
Realiza-se também um evento paralelo à data anualmente, desde 2005, num país membro da OMI.
Sabia quê?
- Cerca de 80% do comércio mundial em volume e mais de 70% do comércio global por valor são transportados por mar e são manipulados por portos em todo o mundo.
- Sem o transporte marítimo, a importação e exportação de mercadorias na escala necessária para sustentar o mundo moderno não seria possível.
- Existem mais de 50.000 navios mercantes a comercializar internacionalmente, transportando todo o tipo de carga. A frota mundial está registada em mais de 150 nações e é tripulada por mais de um milhão de trabalhadores marítimos de praticamente todas as nacionalidades.