O Dia Internacional para a Redução de Catástrofes observa-se a 13 de outubro.
Prevenção, mitigação e preparação são os motes do Dia Internacional para a Redução de Catástrofes.
Mais de 90% das catástrofes naturais mundiais estão relacionadas com a água: ao seu excesso ou à sua falta. No caso de Portugal, as ondas de calor é o desastre natural que provoca mais mortes.
Origem do Dia Internacional para a Redução de Catástrofes
Originalmente celebrado na segunda quarta-feira de outubro, o Dia Internacional para a Redução de Catástrofes passou a ser celebrado anualmente a 13 de outubro, a partir de 2009, por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas.
A data foi criada em 1989 com o intuito de alertar as nações para a necessidade de adoção de políticas protetivas relativamente aos desastres naturais. Neste dia os países e os cidadãos são convidados a fazerem parte da edificação de uma comunidade mais resiliente a desastres naturais.
Na conferência mundial sobre redução de risco de catástrofes realizada em Hyogo, no ano 2005, os Estados-membros das Nações Unidas acordaram a constituição de plataformas nacionais nas medidas do quadro de ação dessa temática. No cumprimento desse acordo, Portugal criou a Plataforma Nacional para a Redução do Risco de Catástrofes (PNRRC), que foi constituída formalmente em 2010.