O Dia Internacional de Nelson Mandela tem lugar a 18 de julho e é uma homenagem a um dos impulsionadores da democracia e da paz mundial.
Foi em 2009 que a ONU declarou que o dia de nascimento do líder sul-africano seria o “Dia Internacional Nelson Mandela” e, assim, em 2010 celebrou-se a data pela primeira vez. Desde então, se realizam homenagens e atividades anualmente em todo o mundo a 18 de julho.
As iniciativas deste dia consistem sobretudo em ações voluntárias e comunitárias, lembrando que cada homem tem um impacto no mundo e o poder de mudar as coisas.
Qualquer pessoa pode aderir à comemoração, criando um evento solidário, juntando-se a um já existente ou, ainda, pode participar nas ações promovidas pela Fundação Mandela consultando o site Mandela Day.
Quem foi Nelson Mandela?
Nelson Rolihlahla Mandela nasceu a 18 de julho de 1918 e faleceu a 5 de dezembro de 2013.
Foi um advogado, ativista rebelde e presidente sul-africano que revolucionou a sociedade sul-africana e venceu o Prémio Nobel da Paz. Mandela foi o primeiro presidente negro sul-africano, vencedor de eleições inteiramente democráticas.
O seu papel político concentrou-se no desmantelamento do apartheid, do racismo, da pobreza e da desigualdade.