O Dia Internacional dos Portadores de Alergia Crónica celebra-se a 3 de dezembro e foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em prol dos portadores de alergias crónicas, que não estão sozinhos no seu sofrimento.
Neste dia pode realizar testes de reação alérgica, visitar o médico de família, tentar falar com um médico de alergias e experimentar novos tratamentos para a sua alergia.
Alergia crónica: o que é?
A alergia crónica é uma hipersensibilidade imunológica, ou seja, é uma forte resposta do sistema imunológico a uma qualquer substância estranha para o organismo. Sinusite, rinite e asma são algumas das alergias mais frequentes.
Estima-se que 20 a 30% da população mundial vive com rinite alérgica e 15% com asma. Em Portugal, 20% da população sofre de algum tipo de alergia respiratória. Calcula-se que até metade do século, 50% da população mundial vai apresentar alguma alergia.
Sintomas de alergia
Os sintomas das alergias são de natureza diversa. Entre eles:
- comichão (olhos, garganta, nariz)
- olhos a lacrimejar
- tosse
- espirros
- nariz obstruído
- corrimento nasal
- urticária
- erupções cutâneas
- falta de ar
Tratamento de alergia crónica
O alérgico, ou “atópico” (o nome técnico dado ao portador de alergia), é submetido a tratamentos medicamentais (anti-histamínicos e corticoides) para aliviar a sua alergia, devendo ser afastado da origem da alergia.