O Dia Internacional do Enfermeiro celebra-se a 12 de maio.
Este dia visa homenagear todos os enfermeiros do mundo e relembrar a importância destes profissionais da enfermagem na prestação de cuidados de saúde à população em geral. É o dia do calendário em que todos os enfermeiros do mundo estão de parabéns, sendo que eles celebram a vida e a enfermagem todos os dias do calendário.
Origem da data
O Dia Internacional do Enfermeiro foi criado pelo Conselho Internacional de Enfermeiros, que todos os anos distribui um kit informativo deste dia e elege um tema para a celebração.
A data foi escolhida por assinalar o aniversário do nascimento de Florence Nightingale, que é considerada a fundadora da enfermagem moderna.
Florence Nightingale nasceu em Florença no dia 12 de maio de 1820. As visitas constantes que fazia com sua mãe a doentes foram decisivas na escolha do Florence pelo curso de enfermagem.
Florence estudou, publicou estudos comparativos e foi convidada para superintendente de enfermeiras voluntárias na Guerra da Cimeira, em 1853. Nessa altura, as inovações trazidas por ela à enfermagem resultavam na diminuição de mortes de 42,2% para 2,2%.
A sua dedicação rendeu-lhe a condecoração da Cruz Vermelha Real em 1883.
Atividades do Dia Internacional da Enfermagem
Para comemorar a data, decorrem vários simpósios e conferências pelo país e pelo mundo com vista à análise de vários aspetos da profissão, assim como a identificação de novas perspetivas e desafios que se impõem diariamente aos enfermeiros.
Da mesma forma, esta classe de profissionais tenta apelar a um estilo de vida saudável junto da população, com a realização de campanhas, exibição de vídeos, etc.