O Dia Internacional do Castor celebra-se a 7 de abril.
Desde 2009 que se dedica este dia ao divertido e trabalhador animal que ajuda a limpar as águas, a restaurar as zonas húmidas pela construção de barragens, e a parar inundações e secas.
A mitigação de zonas húmidas pelo homem custa entre 10 a 100 mil dólares por acre, sendo que uma família castor cria e mantém vários acres de zonas húmidas de graça.
O objetivo da data criada pela Beavers Wetlands & Wildlife é informar a população sobre a importância deste animal. Foi escolhido o dia 7 em homenagem a Dorothy Richards, nascida neste dia, que estudou os castores por 50 anos.
Neste dia incentiva-se a ver vídeos sobre castores, a ler livros sobre castores, a levar os filhos a ver o animal no jardim zoológico, a contar histórias sobre este amigo animal que resolve problemas ambientais, entre outras sugestões de atividades relacionadas com o castor.
Factos sobre os castores
- O castor é o maior roedor da América do Norte e o animal nacional do Canadá.
- Um castor adulto pode pesar 27 quilos.
- O castor pode viver até 24 anos.
- O castor é vegetariano, comendo plantas e árvores.
- O castor come e utiliza inteiramente a árvore que derruba, desde as folhas aos ramos e ao tronco.
- Um castor pode ficar debaixo d'água 15 minutos e nadar 8 km por hora.
- O castor tem pálpebras transparentes para conseguir ver debaixo d'água.
- A maior barragem construída por castores foi descoberta por imagens de satélite no Wood Buffalo National Park, Alberta, Canadá, apresentando 853 metros de comprimento.