O Dia Internacional das Viúvas celebra-se anualmente a 23 de junho.
Foi em 2010 que a ONU declarou o dia 23 de junho como o Dia Internacional das Viúvas, sendo a data celebrada oficialmente pela primeira vez em 2011.
Na prática, o primeiro Dia Internacional das Viúvas teve lugar em 2005, por iniciativa da Loom Foundation, tendo sido escolhido o dia 23 de junho por ter sido neste dia, em 1954, que a mãe do fundador desta fundação ficou viúva.
O objetivo da instauração da data é consciencializar a população relativamente ao sofrimento das mulheres viúvas, lembrando as crueldades cometidas contra elas, e obrigar os países a prestar atenção à situação das viúvas e dos seus filhos.
Estima-se que existam 245 milhões de viúvas no mundo, das quais 115 milhões vivem na pobreza, sofrendo discriminação social e privação económica, simplesmente porque perderam o marido. Em certos países, nega-se a herança e os direitos de terra da viúva, despejando-se a viúva da própria casa e abusando fisicamente dela. Para tentar impedir o abuso dos seus direitos humanos e dos direitos dos seus filhos, a ONU criou este dia mundial das viúvas.