O Dia Internacional da Piada observa-se anualmente a 1 de julho.
Trata-se de uma data não oficial, mas que é comemorada por todo o mundo com pompa e circunstância. Os países partilham as suas maiores piadas numa tentativa de dar ao mundo um sorriso de orelha a orelha, afastando toda a tristeza, drama e negatividade logo no abrir da segunda metade do calendário gregoriano.
Origem do dia da piada
A data terá sido criada por Wayne Reinagel em 1994, para promover os seus livros de anedotas.
Como o mundo já tem problemas e infelicidades que cheguem, a ideia da data é rir e afastar as insatisfações, começando a segunda metade do ano com uma nova mentalidade.
Como celebrar o dia da piada?
Neste dia deve-se partilhar anedotas com os amigos e familiares verbalmente ou pela internet e aprender novas piadas para incluir no reportório. Pode ler livros de anedotas e organizar concursos, ou então pregar uma partida inofensiva a um colega.
As piadas mais partilhadas no Dia Internacional da Piada são as piadas relacionadas com os países e com as nacionalidades. Para tornar a data realmente internacional são contadas e partilhadas na internet anedotas relativas a cada país, dando-se aos outros a oportunidade de rir sobre o que caracteriza os países e os povos.
Sabia que?
Uma criança até aos 4 anos ri-se entre 200 e 300 vezes ao dia, enquanto um adulto só se ri entre 4 e 20 vezes ao dia.