O Dia Internacional da Limpeza Costeira é celebrada anualmente no terceiro sábado de setembro.
A data, criada pela organização Ocean Conservancy, tem como objetivo promover a proteção dos oceanos, o sistema de sustento à vida do planeta, que representa 70% da extensão da Terra e que alimenta mil milhões de pessoas.
Todos os anos neste dia organiza-se a maior limpeza voluntária do globo, envolvendo milhões de pessoas espalhadas pelo mundo.
Estima-se que 5 milhões a 12 milhões de toneladas de plástico entupam os oceanos todos os anos, matando mais de 1 milhão de aves marinhas (90% delas come plástico) e mais de 100 mil tartarugas, focas e baleias, para além de um imenso número de peixes.
A data apela também a comportamentos preventivos nas praias, como guardar todo o lixo produzido e o despejar num caixote de lixo.
Neste dia pode dirigir-se à sua praia preferida com um saco de lixo para a limpar ou juntar-se à causa no site da Ocean Conservancy, onde pode baixar uma aplicação para registar o lixo que recolhe e a distância que percorre, partilhando depois os resultados da sua caça ao lixo.