O Dia do Relógio do Sol celebra-se por altura do solstício de verão desde 1990, sendo uma iniciativa portuguesa, do Instituto de Investigação, Estudo e Divulgação do Quadrante Solar.
Como funciona?
Um relógio de sol é um instrumento que serve para apurar a hora do dia, utilizando como referência a posição do sol. Os relógios de sol mais comuns são os relógios de jardim, construídos num desenho horizontal com linhas e uma haste, onde a sombra do sol é projetada pela haste, indicando as horas do dia nestas linhas.
Acredita-se que quem inventou o relógio de sol foram os egípcios, já que o mais antigo relógio de sol é egípcio, datado de 1.500 a.C.
Como construir?
A haste (ponteiro ou gnômon) deve ser posicionada paralelamente ao eixo de rotação da Terra, sendo necessário encontrar o norte magnético com uma bússola.
Deve-se proceder à fixação da haste no mostrador, orientada em sentido norte-sul, inclinada relativamente ao plano horizontal tal como a latitude do local. De seguida, marcar as linhas das horas com a ajuda de um relógio normal.