O Dia do Martírio de São João Batista celebra-se a 29 de agosto.
Este dia comemora o martírio de São João Batista, que foi decapitado a mando do rei Herodes Antipas. Por tradição, é um dia de jejum.
São João Batista foi o santo que anunciou a vinda do Senhor e que o batizou. Nasceu no ano 2 a.C. e morreu no ano 27 d.C. É o único santo para o qual se celebra o nascimento (a 24 de junho) e a morte (a 29 de agosto).
História de São João Batista
São João Batista foi filho de Santa Isabel e do sacerdote Zacarias. Ele cumpriu sua missão na Terra guiando as pessoas ao arrependimento. Além de profeta precursor do Messias, João Batista foi um crítico e denunciante dos atos praticados por Herodes.
Herodes Antipas mandou prender São João por este o ter criticado de se divorciar de sua esposa (Fasélia) e, ilegitimamente, tomar como amante Herodias, a esposa do seu irmão.
No aniversário de Herodes Antipas, a filha de Herodias (Salomé) protagonizou uma dança perante o rei que agradou bastante a Herodes. Este, embriagado, prometeu à rapariga o que ela quisesse. Esta, perguntou à sua mãe Herodias o que pedir, que lhe respondeu para pedir a cabeça de João Batista numa bandeja.
Herodes ficou chocado com o pedido, mas acabou por aceder, ciente que João poderia ser uma ameaça, dada a sua importância junto do povo. Os dez meses de prisão de João foram então interrompidos com a sua decapitação, a 29 de agosto de 27 d.C. A sua cabeça foi entregue numa bandeja de prata a Salomé e Herodias.
Herodes Antipas acabaria por ser derrotado pelo seu sogro, pai de Fasélia.
Leia também: Dia de São João