O Dia do Gato Preto celebra-se a 17 de agosto.
Criado nos Estados Unidos da América como Black Cat Appreciation Day, o Dia da Apreciação do Gato Preto alastrou-se pelo mundo como um evento aberto a todos.
O objetivo central da data é o de divulgar a discriminação sofrida pelos gatos pretos e de promover a adoção destes felinos mais escuros.
Devido às superstições em certas culturas, o gato preto é associado ao azar, sendo o gato mais abandonado, o menos adotado e o mais rapidamente abatido. Por alturas do Halloween, não se permite a adoção de gatos pretos nos Estados Unidos devido ao registo de sacrifícios brutais com este animal.
Mitos sobre gatos pretos
Se hoje em dia se diz que cruzar-se com um gato preto dá azar, em séculos passados acreditava-se que os gatos pretos estavam ligados às trevas e que eram bruxas em forma de animal, levando à perseguição e extermínio destes animais.
Ironicamente, na Idade Média, a exterminação de gatos pretos levou até à proliferação das pestes nas populações europeias, através dos ratos.
O Dia do Gato visa combater os equívocos. Os gatos pretos são mesmo apontados por estudiosos como os gatos mais amigáveis e sociáveis.
Recuando mais atrás no tempo, encontra-se na Pérsia antiga a crença de que o gato preto era um espírito amigo, criado para fazer companhia ao homem no mundo, sendo que qualquer agressão a este animal era uma agressão ao espírito amigo.
Atividades para o Dia do gato preto
Neste dia pode fazer um favor a si próprio e adotar um gato preto.
Pode também partilhar fotos do seu “escurinho” nas redes sociais, colocar os filhos a desenhar e pintar gatos pretos ou, simplesmente, dar um mimo especial ao seu gato preto.
Além disso, também pode ver filmes e séries com gatos pretos.