O Dia de Yom Kipur assinala-se na tarde de 11 de outubro até a tarde de 12 de outubro de 2024.
O Yom Kipur, também conhecido como Dia da Expiação ou Dia do Perdão, é uma das datas mais importantes do Judaísmo por ser o dia mais sagrado do calendário judaico.
Esse feriado judaico é um dia de jejum extremo e de intensa oração. O período de purificação começa no pôr do sol do dia anterior e acaba com o nascer das estrelas, ao anoitecer, do dia de Yom Kipur.
Yom Kipur nos próximos anos
O Yom Kipur faz parte de um conjunto de festividades do mês Tishrei, realizadas no início do outono em Israel, que no calendário gregoriano acontece entre setembro e outubro.
O dia do Perdão é realizado ao décimo dia de Tishrei, sétimo mês do calendário religioso, que nos próximos anos ocorrerá em:
- 2023: 24 de setembro até 25 de setembro;
- 2024: 11 de outubro até 12 de outubro;
- 2025: 01 de outubro até 02 de outubro;
- 2026: 20 de setembro até 21 de setembro;
- 2027: 10 de outubro até 11 de outubro.
Como os judeus realizam o Yom Kippur?
No Yom Kipur aplicam-se proibições para afligir o corpo e para destacar a alma, que deve comandar o corpo. Durante todo este dia não se pode comer, usar roupa e calçado de couro, tomar banho, usar aparelhos eletrónicos e ter relações conjugais.
Assim, não se pode comer ou beber água, não se pode lavar o corpo, a boca e os dentes, à exceção da face e das mãos pela manhã antes de rezar. Não se pode trabalhar, utilizar eletricidade, acender fogo ou carregar em botões. Grávidas, doentes e crianças com menos de 9 anos estão isentas de jejuar.
Origem do Yom Kipur
O Yom Kipur tem origem no pecado bíblico relacionado com o bezerro de ouro e cometido pelo povo judeu. Após este pecado, Moisés rezou e ao décimo dia do mês hebraico de Tishrei, Deus perdoou os judeus, como está registado nas escrituras hebraicas.
Segundo a Torá, “no décimo dia do sétimo mês afligirás tua alma e não trabalharás, pois neste dia, a expiação será feita para te purificar; perante Deus serás purificado de todos teus pecados."
Este é, pois, um dia de arrependimento pelos erros e pecados cometidos, e de confissão perante Deus. A expiação obtida pelo Yom Kipur abarca todos os judeus, que são um só, para Deus, que concede o perdão neste dia a este povo.
Para entender como os judeus contam o tempo, leia: Calendário Judaico.