O Dia de São Paulo comemora-se a 29 de junho.
São Paulo e São Pedro celebram-se ambos a 29 de junho, data em que se julga a ocorrência do martírio de ambos. Os santos são considerados os principais líderes da Igreja Cristã Primitiva pela sua pregação e fé.
História de São Paulo
Paulo, que tinha como nome antes da conversão Saulo ou Saul, também era conhecido como Paulo de Tarso, cidade da Turquia onde nasceu, entre 15 e 5 a.C.
De perseguidor dos primeiros discípulos de Jesus em Jerusalém, Paulo passou a ser um seguidor de Jesus, a caminho de Damasco, após ter uma visão do Messias que o cegou por três dias.
A Bíblia registra o momento do encontro em Atos 9:3-5: “Durante a viagem, estando já em Damasco, subitamente o cercou uma luz resplandecente vinda do céu. Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: ‘Saulo, Saulo, por que me persegues?’. Saulo então diz: ‘Quem és, Senhor?’. Respondeu Ele: ‘Eu sou Jesus, a quem tu persegues.”
São Paulo terá escrito treze Epístolas e levado à formação de comunidades dominadas por grupos gentios, o que lhe valeu o epíteto de "Apóstolo dos gentios".
São Paulo acabaria por ser também ele perseguido pela sua fé, morrendo decapitado. É representado tradicionalmente com uma espada e com um livro. É o santo padroeiro dos autores, dos editores e da imprensa.
Saiba mais sobre o Dia da Conversão de São Paulo.
Tradição e festejos no dia de São Paulo
O dia de São Paulo é celebrado em junho, mês dos santos populares. Nesse período, ruas são decoradas em cores e manjericos, com realização de festas litúrgicas e romarias pela Igreja.
São Paulo, conhecido como “apóstolo dos gentios”, é patrono dos caminheiros, sendo escolhido para IV Secção pelo exemplo de “caminho”.
Oração a São Paulo Apóstolo
Ó São Paulo tu disseste: Fiz-me
tudo para todos, para levar a todos
os povos a Boa Nova da Salvação,
desperta em mim esse ardente desejo
missionário!
Dá-me a coragem de Lançar-me
para frente, com renovado ardor
e entrega total a Jesus Cristo, que é
o Caminho, a Verdade e a Vida.
Intercede por mim, ó grande
Apóstolo Paulo, para que seguindo
teu exemplo, eu possa dizer:
Já não sou mais eu que vivo,
pois é Cristo que vive em mim!
Faz de mim um(a) grande
apóstolo(a) e irradiador(a) do Mestre
Divino através de minha vida,
usando com amor e fé todos
os meios de comunicação.
Confio em ti, ó Santo Apóstolo Paulo.
Amém.