O Dia de São Nemésio celebra-se anualmente a 19 de dezembro.
O santo viveu em Alexandria, no Egito, centro cultural reconhecido mundialmente naquela época. Pouco se sabe da sua vida. Apenas o seu martírio e o final da sua vida chegaram até aos nossos tempos.
Pelos relatos de São Dionísio, bispo de Alexandria, ficamos hoje a saber que São Nemésio sentiu na pele a feroz perseguição do imperador romano Décio aos cristãos.
Durante seu governo, no período de 249 a 251, Décio estabeleceu uma repressão para impedir o crescimento da Igreja. Nessa época, a opressão era tão intensa que algumas pessoas preferiam se entregar aos magistrados, outras eram acusadas e levadas por seus inimigos ao julgamento. Os que fugiam para regiões próximas, como o deserto, tinham suas vidas ceifadas pela fome e sede.
São Nemésio sofreu duramente a perseguição. Primeiro, Nemésio, que era um exemplo de caridade e ética, foi acusado de instigador de violência e de ladrão por pessoas que invejavam a sua condição.
Depois foi acusado de ser cristão, acusação esta que não negou, mantendo-se firme como uma coluna. Como se recusou a negar a sua fé, o santo foi torturado repetidamente e queimado vivo, juntamente com ladrões e criminosos do seu tempo. Ficou para a história como um mártir cristão e um exemplo de fé, fidelidade e devoção.