O Dia de São Mateus festeja-se a 21 de setembro.
São Mateus foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo e um grande evangelista.
Mateus era um coletor de impostos, chamado de Levi, que foi convidado por Jesus para o seguir. Mateus acabaria por tornar-se um dos maiores seguidores de Jesus Cristo, acompanhando-o até à sua morte.
Depois da morte e da ressurreição de Cristo, Mateus foi para a Pérsia, Arábia e para a Etiópia em missões de evangelização, onde foi perseguido e executado.
O "Evangelho" de Mateus foi o primeiro livro sobre a vida de Jesus, escrito por um apóstolo, sendo muito utilizado pelos cristãos da Palestina.
As relíquias do glorioso São Mateus encontram-se em Salerno, Itália. O santo é o padroeiro dos contabilistas, auditores, da Guarda Fiscal e da cidade de Salerno.
Feira de São Mateus
Em Portugal realiza-se a Feira de São Mateus, em Viseu, uma das mais antigas feiras da Península Ibérica.
Inicialmente, conhecida como Feira Franca de Viseu, o evento foi criado em 1392, oficializado pelo rei D. João I, e era realizado no mês de maio. Antes da mudança da data com realização no verão, a feira passou a realizar-se em abril, onde tinha lugar em Vila Nova, sítio com capela dedicada ao santo.
A feira conta com uma programação cultural bastante variada para toda a família, com concertos, atuações de grupos folclóricos, atividades desportivas.