O Dia de São Martinho de Dume é celebrado a 5 de dezembro em Portugal e também a 22 de outubro em Braga, arquidiocese da qual é santo padroeiro.
Natural da Panónia (c.510/5), província romana da atual Hungria, São Martinho foi um ilustre bispo com influência sobre todas as dioceses da província da Galécia, no século VI.
Depois de estudar em Roma e em França, onde visitou o túmulo de São Martinho de Tours, seu conterrâneo, o santo fundou um mosteiro em Dume, nas proximidades de Bracara Augusta, tornando-se no primeiro bispo da diocese de Dume.
Em 569 foi designado bispo metropolita da região de Braga, a capital do Reino Suevo da altura. Martinho conseguiu converter o rei suevo ao Cristianismo e assim converter todo o reino suevo.
No Porto, um fulcral posto militar e administrativo suevo, o santo fundou a igreja e mosteiro de São Martinho de Tours.
Para além dos seus fulcrais papéis diplomáticos e religiosos, Matinho de Dume teve um importante papel cultural, escrevendo várias obras e traduções. São Martinho foi o grande responsável por Portugal e pela Galiza deixarem de utilizar os nomes pagãos dos dias da semana, instituindo a terminologia eclesiástica para os assinalar.
O santo morreu a 20 de março de 579, tendo sido sepultado na catedral de Dume.