O Dia de São Lázaro celebra-se a 17 de dezembro.
Lázaro, categorizado popularmente de santo, é descrito na Bíblia como um amigo de Jesus Cristo, irmão de Marta e Maria. Os três irmãos tinham o hábito de hospedar Jesus e os apóstolos em sua casa perto de Jerusalém, na cidade de Betânia.
Segundo registo do Evangelho de João, Lázaro que estava doente já teria falecido há 4 dias, quando Jesus se albergou na casa deste e teve conhecimento da morte pelas suas irmãs.
A notícia da morte de Lázaro terá feito o Messias chorar e protagonizar um milagre de ressurreição, ao pedir que retirassem a pedra que cobria a entrada do túmulo e chamá-lo para fora, dizendo Cristo a uma irmã de Lázaro: “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morto, viverá: e quem vive e crê em mim, não morrerá.”
A história de Lázaro é divergente quanto ao seu final. Alguns historiadores afirmam que depois da ressurreição ele se tornou bispo de Marselha enquanto outros advogam que terá rumado ao Chipre, sendo nomeado bispo por Paulo, vivendo ainda por mais 30 anos.
Os seus restos mortais foram encontrados em Lárnaca, no Chipre. É aqui que efetivamente se encontra a igreja de São Lázaro.