O Dia de São Judas Tadeu celebra-se no dia 28 de outubro, na provavél data do seu martírio.
Judas Tadeu foi um dos doze apóstolos de Cristo, sendo escolhido a dedo por Jesus. Chamado por vezes como “irmão de Jesus”, Judas Tadeu deve ser distinguido de Judas Iscariotes, o apóstolo que traiu Jesus.
História de São Judas Tadeu
Judas Tadeu nasceu na Galileia e acompanhou Jesus na sua vida, tendo recebido o Espírito Santo com os outros apóstolos. Depois da morte e ressurreição de Cristo, pregou o Evangelho em locais como a Síria, a Líbia e a Mesopotâmia.
Tadeu morreu mártir na Pérsia, junto com Simão, por se recusar a prestar culto a deuses pagãos. Deixou para a posterioridade a Epístola de Judas e a segurança de acudir aos necessitados.
São Judas Tadeu é o santo das causas impossíveis, o padroeiro dos aflitos, dos advogados e dos hospitais. É representado tradicionalmente com um machado, um remo, um barco, um medalhão ou um livro.
As suas relíquias podem ser veneradas na Basílica de São Pedro, em Roma. As catedrais de Reims e de Toulouse são outros dois grandes templos dedicados ao santo.
Oração de São Judas Tadeu
"Senhor Jesus, Tu escolheste São Judas entre os teus Apóstolos e fizeste dele, para o nosso tempo, o Apóstolo das causas desesperadas. Agradeço-Te por todos os benefícios que me concedeste por sua intercessão e peço-Te que me concedas a Tua graça nesta vida para que possa participar um dia, na Tua glória, na alegria eterna. Amém."
"Oh São Judas Tadeu, recordo-vos a felicidade que sentistes quando o bom Mestre vos ensinou, a vós e aos outros Apóstolos, a oração do Pai Nosso. Por essa alegria, peço-vos que me obtenhais a graça de ser, até o fim, um fiel discípulo do Salvador. (rezar um Pai Nosso)".