O Dia de São Josué comemora-se a 1 de setembro.
O santo terá vivido entre 1245 e 1355 Antes da Era Comum ou na Época do Bronze.
Josué foi quem liderou o povo israelita na conquista das cidades da terra prometida de Canaã e quem levou este povo até à terra prometida depois da morte de Moisés, a quem sucedeu na liderança dos israelitas por indicação de Deus a Moisés.
Foi Moisés quem mudou o nome do primogênito da tribo de Efraim, de Oséias para Josué, alterando o seu papel perante o povo de Israel e de Deus.
Josué foi um dos doze espiões israelitas enviados por Moisés para espiar a terra prometida de Canaã. Só ele e Calebe foram a favor da invasão e ocupação da terra prometida, mas foram determinantes para a conclusão da profecia e para a sobrevivência das tribos israelitas.
Josué terá vivido 110 anos e escrito o Livro de Josué, que relata os acontecimentos posteriores à morte de Moisés, nomeadamente as conquistas de Josué enquanto líder dos israelitas, em Jericó, em Ai e noutras cidades importantes, e a divisão da terra prometida pelas doze tribos de Israel.
Como não havia canonização naqueles tempos, Josué foi considerado santo por seguir as indicações de Deus através de Moisés. São Josué é o padroeiro dos espiões, da inteligência e do profissionalismo.