O Dia de São João Maria Vianney celebra-se a 4 de agosto, o dia da morte do santo.
João Maria Batista Vianney nasceu em Dardilly, França a 8 de maio de 1786 e faleceu em Ars-sur-Formans, França, a 4 de agosto de 1859. Também apelidado de Cura D’Ars, este sacerdote francês ficou conhecido para a posterioridade como o “padroeiro dos sacerdotes”.
Tendo de trabalhar no campo, e contra os desejos do pai, João Maria demorou a entrar na escola e a tornar-se sacerdote. Com dificuldade, foi finalmente ordenado sacerdote aos 29 anos e enviado três anos depois para a paróquia de Ars-sur-Formans, a norte de Lyon, uma comunidade indesejada por todos os sacerdotes, visto as pessoas serem violentas e preferirem os cabarés e as tabernas, deixando a igreja vazia.
Com toda a sua santidade e carisma, São João Maria conseguiu ao fim de anos mudar a realidade de Ars, enchendo a sua igreja e mudando os seus hábitos.
Curiosamente, quando São João Maria foi ordenado sacerdote, ele não podia ser confessor, visto os padres não acharem o simples lavrador ser capaz de guiar consciências.
Quando ele chegou a Ars, já na plenitude dos seus poderes de sacerdote, ele já podia confessar, e toda a gente queria visitar o “Cura”. Pessoas de toda a Europa deslocavam-se a Ars só para serem confessadas pelo famoso Cura D’ars, deixando o santo todos os dias no confessionário por muitas horas seguidas.
Ao fim de 40 anos de exemplar e intenso trabalho sacerdotal, João Maria Vianney, que já era considerado santo pelo povo, acabaria por falecer de fadiga, no ano de 1859, aos 73 anos.
O seu corpo incorrupto pode ser visitado na paróquia de Ars.
Frases de São João Maria Vianney
- Se entendêssemos na terra o que é um padre, morreríamos não de susto, mas de amor.
- O Sacerdote é o amor do Coração de Jesus. Quando virdes o padre, pensai em Nosso Senhor Jesus Cristo.
- Nossa língua deveria ser utilizada somente para rezar, nosso coração para amar, nossos olhos para chorar.
Oração a São João Maria Vianney
Ó Deus misericordioso, que fizestes de São João Maria Vianney um sacerdote admirável no zelo pastoral, tornando a Comunidade de Ars verdadeiramente cristã, daí a toda a vossa Igreja, ministros Zelosos e piedosos, capazes de propagar a doutrina cristã, com fé e coragem. Fazei que, a seu exemplo, possa a Igreja apresentar às comunidades, modelos e guias seguros, que orientem e conduzam a todos no verdadeiro caminho do bem e da felicidade eterna. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.