O Dia de São Hermenegildo festeja-se a 13 de abril.
Hermenegildo nasceu por volta de 564 e faleceu a 13 de abril de 585 em Terragona. Foi um príncipe visigodo que acabou martirizado por ordem do próprio pai.
Filho do rei Leovigildo, Hermenegildo e seu irmão Recaredo foram educados no arianismo dos visigodos, sendo nomeados príncipes de Sevilha e Toledo, respetivamente. Hermenegildo casou-se com uma princesa católica, Ingonda, que era sobrinha da segunda mulher de Leovigildo, que a todo o custo a tentou converter ao arianismo.
As tensões familiares levaram ao exílio de Hermenegildo em Sevilha, onde se converteu ao cristianismo e teceu um plano para se insurgir contra o pai. Hermenegildo foi derrotado ao fim de anos e foi preso pelo pai, na esperança que o cárcere mudasse as ideias do filho. Hermenegildo não recuou, mesmo perante a ameaça do pai de tirar o seu título, dizendo Hermenegildo que nada lhe custava renunciar à coroa terrestre, pois já tinha garantida a coroa celeste.
Num sábado santo, antes de Páscoa, Hermenegildo pediu para ser confessado e para receber a comunhão na prisão por um padre católico, mas o pai enviou-lhe em vez um bispo ariano. Hermenegildo recusou-se e o rei ordenou então que decepassem a cabeça de Hermenegildo com um machado. Nessa noite ouviram-se músicas celestes e viram-se luzes nos céus, segundo relatos de São Gregório.
O grande milagre de São Hermenegildo consistiu, contudo, na conversão privada de seu pai ao cristianismo, que ainda apontou o filho Recaredo à sua sucessão. Recaredo, irmão de Hermenegildo, viria a governar com prudência, tendo também se convertido ao cristianismo e abandonando a heresia ariana.