É a 3 de dezembro que se celebra o dia de São Francisco Xavier.
O santo nasceu em Xavier, Espanha, a 7 de abril de 1506, com o nome de Francisco de Jasso Azpilicueta Atondo y Aznáres e faleceu a 3 de dezembro de 1552, em Sanchoão, na China, com 46 anos.
São Francisco Xavier foi um apóstolo navarro e um missionário católico do padroado português. Cofundador da Companhia de Jesus, São Francisco é apelidado de “São Paulo do Oriente” e de “Apóstolo do Oriente” pelo seu poder de evangelização no Oriente, em especial na Índia portuguesa e no Japão.
Dele se diz ter sido o missionário que mais pessoas converteu ao Cristianismo desde São Paulo.
Depois de fazer votos de pobreza e castidade em Paris e de se colocar à disposição do Papa em Roma, São Francisco dirigiu-se à Lisboa, onde se refugiou no Hospital de Todos-os-Santos para se dedicar aos doentes e ao ensino do Cristianismo. Em 1541 partiu de Lisboa na armada das Índias, com autorização papal para ser missionário no Oriente.
Depois de cruzar diversas vezes o Índico e o Pacífico, visitando mais de 50 reinos e fundado diversas igrejas, São Francisco morreu sozinho e pobre em 3 de dezembro de 1552.
São Francisco Xavier é o padroeiro dos missionários e o padroeiro universal das missões, juntamente com Santa Teresinha do Menino Jesus. O santo é uma das 32 figuras que fazem parte do Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa.
Oração a São Francisco Xavier
"Amabilíssimo santo, todo cheio de caridade e zelo; convosco, respeitosamente, adoro a divina majestade e, porque singularmente me comprazo no pensamento dos dons especiais da graça com que fostes enriquecido em vida e na glória de vossa majestade, rendo-lhe por eles as mais fervorosas ações de graças e suplico-vos, com todo o meu coração, que me alcanceis, por vossa poderosa intercessão, a graça tão importante de viver e morrer santamente.
Suplico-vos, também que me alcanceis a graça (pedido) e, se o que peço não é para a glória de Deus e maior bem da minha alma, alcançai-me o que mais conforme for a uma e outra coisa. Assim seja."