O Dia de São Floriano celebra-se a 4 de maio.
Nascido no século III na Alemanha, Floriano era um oficial romano cristão, responsável por administrar militarmente a província romana de Nórica, atual Áustria. Esta região era muito assolada por incêndios, o que levou Floriano a treinar soldados especificamente para lutar contra o fogo.
A certa altura, alastrou-se rapidamente um fogo impossível de se controlar. Floriano rezou a Deus a pedir um milagre e atirou um balde de água ao fogo. Para espanto de todos, o fogo parou imediatamente, e muitos soldados da legião se tornaram cristãos devido ao sucedido.
Apesar de estarem longe de Roma, a furiosa perseguição do imperador romano Diocleciano aos cristãos que se fazia sentir na altura chegou até às legiões, não podendo os soldados professar a fé cristã, mas apenas jurar fidelidade ao imperador e aos seus ídolos, sob pena de morte.
Floriano e os seus quarenta soldados recusaram-se a negar a fé cristã e foram então presos e condenados à morte. O santo foi atado a uma pedra de moinho e atirado ao rio Enns, a 4 de maio de 304.
São Floriano foi escolhido para padroeiro dos bombeiros e para protetor contra os incêndios, razão pela qual se celebra a 4 de maio o Dia Internacional dos Bombeiros.