O Dia de São Conrado festeja-se a 19 de fevereiro, na data de falecimento do santo.
Conrado de Piacenza nasceu por volta de 1290 em Calendasco, Itália, e faleceu a 19 de fevereiro de 1351, em Noto, na Sicília.
Era um homem casado e de muitas posses, que gostava de divertimentos como o caça. Numa certa altura, enquanto caçava, provocou acidentalmente um incêndio que prejudicou muitas pessoas.
Conrado fugiu assustado, mas quando soube que um homem inocente ia ser condenado e executado, ele apresentou-se às autoridades confessando a autoria do incêndio.
Encarando o sucedido como um sinal divino, Conrado vendeu os seus bens para reconstruir o que o incêndio tinha destruído e separou-se da mulher para procurar penitência na vida de eremita. Já a sua esposa entrou num convento, para se tornar numa freira.
Conrado ganhou a reputação de santo e começou a receber muitas visitas em Piacenza, onde se tinha retirado, o que o fez partir para Roma e depois para Noto, na Sicília. Foi neste local isolado que viveu mais de três décadas de solidão e de oração. Terá realizado vários milagres até morrer, de joelhos, a rezar, no dia 19 de fevereiro de 1351.
Foi canonizado em 1625. É o santo invocado para a cura das hérnias.