O Dia de São Casimiro celebra-se a 4 de março.
São Casimiro nasceu na Cracóvia, na Polónia, em 1458, e faleceu a 1484 em Hrodna, na Bielorrússia, precisamente no dia 4 de março.
Filho do rei Casimiro IV da Polónia e da rainha Isabel da Áustria, São Casimiro renunciou ao trono para seguir a vida religiosa, negando mesmo todos os confortos, facilidades e prazeres mundanos da vida na nobreza.
Casimiro desprezava as grandezas do mundo e encontrava a alegria ao ajudar os pobres e doentes e ao visitar a igreja. Entre outros sacrifícios, o santo andava com um cilício para se castigar, dormia no chão e fazia dias inteiros de jejum. Todo o seu rigor, bondade, pureza e virtude valeram-lhe a fama de grande santo.
São Casimiro acabou por morrer de tuberculose, ainda antes dos 30 anos. O seu túmulo foi aberto 120 anos depois do seu enterro. O seu corpo encontrava-se ainda incorrupto e nem a roupa se tinha deteriorado, mesmo estando num local muito húmido. Sobre seu peito encontrou-se uma poesia dedicada à Santíssima Virgem com a qual o santo tinha pedido para ser sepultado.
São Casimiro é o santo padroeiro da Polónia, da Lituânia e da juventude lituana.