O Dia de São Camilo celebra-se a 14 de julho.
Camilo de Lellis nasceu em Itália em 1550, em Bucchianico, Nápoles. Após a perda dos pais, o jovem Camilo fez-se soldado e aí participou de várias batalhas. Num ocasião foi ferido e ao se recuperar, torna-se enfermeiro.
Ao voltar para sua terra natal, entrou numa vida decadente, gastando tudo o que tinha no jogo.
No momento mais delicado da sua vida encontrou na graça divina um refúgio e uma inspiração. Com uma úlcera no pé (que o acompanhou até à morte em 1614), procurou auxílio no Hospital Santiago de Roma, onde se tornou voluntário para pagar o tratamento, encarregando-se dos doentes terminais mais abandonados pelos funcionários.
Sob alçada de Filipe Néri, tornou-se sacerdote e constituiu uma irmandade de voluntários para tratamentos dos pobres doentes, chamada de Congregação dos Ministros Camilianos, com a aprovação do Vaticano.
Cuidou de cada doente como se de Cristo se tratasse. Por todo o seu trabalho e fervor, Camilo foi considerado o protetor dos enfermos e o padroeiro dos hospitais.
Oração de São Camilo de Lellis pelos Enfermos
Piedosíssimo São Camilo que chamado por Deus para ser o amigo dos pobres enfermos, consagrastes a vida inteira a assisti-los e confortá-los, contemplai do Céu os que vos invocam confiados no vosso auxílio.
Doenças da alma e do corpo fazem de nossa pobre existência um acúmulo de misérias que tornam triste e doloroso este exílio terreno.
Aliviai-nos em nossas enfermidades, obtende-nos a santa resignação às disposições divinas, e na hora inevitável da morte confortai o nosso coração com as esperanças imortais da beatífica eternidade.
Assim seja.
São Camilo de Léllis, rogai por nós.