O Dia de São Bruno assinala-se a 6 de outubro.
Bruno de Colónia foi um monge alemão que fundou a Ordem dos Cartuxos, aquela que é considerada a mais rígida das ordens religiosas da Igreja Católica.
São Bruno nasceu em 1030 em Colónia, numa família nobre. Estudou em Reims onde começou a dar aulas de Teologia, tendo tido como aluno o Papa Urbano II.
A sua inspiração religiosa levou-o a retirar-se na região da Cartuxa, onde fundou a Ordem dos Cartuxos, uma ordem que defende o silêncio total como o meio para chegar a Deus.
O Papa Urbano II, seu antigo aluno, escolheu-o como conselheiro, chamando-o a Roma, mas São Bruno e seus monges não se adaptaram à cidade e, assim, formaram mosteiros em Itália, retornando à vida contemplativa.
Foi no mosteiro de Santa Maria da Torre, no sul de Itália, que São Bruno veio a falecer a 6 de outubro de 1101. O santo tornou-se padroeiro da região italiana da Calábria, onde passou os últimos anos da sua vida.
Oração a São Bruno
"São Bruno, que adotastes como regra de vida a oração, o trabalho, o estudo e a pobreza; que fundastes uma ordem monástica para uma ainda maior intimidade com Deus, inspirai-nos também a uma vida contemplativa esquecendo-nos das ocupações terrenas e nos ocupando mais com nossa união cada vez mais íntima com nosso Deus e Criador.
Por Cristo Nosso Senhor. Amém."