É a 13 de janeiro que se comemora o dia de Santo Hilário.
Hilário de Poitiers foi um bispo gaulês na cidade romana de Pictávio, atual Poitiers.
Nascido por volta do ano 300, numa família pagã e hedonista, Hilário recebeu uma sólida educação, ao mesmo tempo que procurava o sentido da vida. Foi ao estudar o Antigo e o Novo Testamento que acabou por o encontrar, o que o levou a querer ser batizado, juntamente com a sua mulher e filha, em 345.
Dado o respeito que a população de Pictávio lhe prestava, acabou por ser eleito bispo da cidade em 353. Enquanto bispo lutou ferozmente contra o arianismo que assolava a Igreja Ocidental, o que lhe concedeu os nomes de “Martelo dos arianos” e “Atanásio do ocidente”, pela semelhança com o bispo de Alexandria.
Hilário foi exilado pelo imperador Constâncio para a Frígia, por quatro anos, mas não deixou de evangelizar e de escrever na cadeia. Os seus escritos eram tão inconvenientes para os seus adversários que acabou por ser mandado de volta para a sua diocese.
Hilário, aclamado por Santo Agostinho como "o mais ilustre doutor das igrejas", invocou um Concílio em Paris e participou em vários conselhos no Ocidente, sempre em defesa da verdade de Jesus Cristo. Acabou por falecer por volta de 368 na sua terra natal.