O Dia de Santo Evaristo comemora-se a 26 de outubro.
Eleito no ano de 97, mas considerando-se indigno para a função, Santo Evaristo não aceitou de imediato a sua ordenação. Tornou-se o quinto Papa da história, o quarto a seguir a São Pedro; sucedendo a Clemente I, exilado na Táurica, e antecedendo a Alexandre I.
Do início da era cristã, poucos registos se encontram. Algumas informações apontam para que Evaristo tenha nascido na Grécia, no ano 50, com o nome de Aristus Desposyni. Terá sido formado em Antioquia e elegido Papa pela sua santidade e pelo seu dom de acender a fé no coração dos cristãos.
Sob o império de Trajano, Evaristo governou a Igreja por nove anos, nos quais promoveu ordenações, abriu o primeiro Colégio dos Cardeais e dividiu Roma em dioceses, com um padre encarregue por cada uma delas.
Julga-se que Evaristo foi exiliado e martirizado, tal como os seus antecessores, no ano de 107. Foi enterrado junto ao túmulo de São Pedro, na necrópole do Vaticano.
Oração a Santo Evaristo
"Ó Deus, que concedestes ao Papa Santo Evaristo a graça do Magistério Romano, permiti que, pela sua intercessão, sejamos sempre fiéis ao papa e aos Srs. Bispos a ele unidos. Amém."