O Dia de Santa Teresa festeja-se a 15 de outubro.
Teresa de Ávila, ou Santa Teresa de Jesus, nasceu a 28 de março de 1515 em Ávila, no Reino de Castela, e faleceu a 4 de outubro de 1582, em Salamanca.
Desde criança se interessou pela vida dos santos mártires e tentou mesmo fugir com o irmão para uma região onde estavam muitos cristãos que eram martirizados, mas a vigilância dos pais impediu a ida. Aos 14 anos a sua mãe faleceu, o que aumentou a sua devoção pela Virgem Maria como mãe espiritual.
Santa Teresa entrou no Convento de Nossa Senhora da Graça, onde sofreu de uma doença durante 3 anos para a qual os médicos eram impotentes. A santa recuperou com a leitura de obras ascetas, praticando a oração mental, e tomou o hábito no Carmelo de Ávila. Teresa teve visões de Jesus Cristo por mais de dois anos, decidindo fundar um carmelo reformado em 1562, que fosse um modelo de espiritualidade.
![Santa Teresa](https://s.calendarr.com/upload/datas/sa/nt/santa-teresa_c.jpg?width=640)
Através de contatos místicos e com a orientação de São João da Cruz, Santa Teresa criou novos carmelos em Espanha e reformou os antigos. A santa conseguiu fundar mais de trinta mosteiros e recuperar o fervor de muitas carmelitas.
A santa deixou importantes obras para a posterioridade, escritas maioritariamente para as suas filhas carmelitas, como “O Castelo Interior”, “O Caminho da Perfeição”, “Pensamentos sobre o Amor de Deus”, “A Vida”, e ainda uma autobiografia chamada "A Vida de Teresa de Jesus".
Teresa de Ávila foi canonizada em 1622, beatificada em 1614 e proclamada Doutora da Igreja em 1970. É considerada a santa padroeira das doenças, das dores de cabeça, das bordadoras, de pessoas sem pais ou a precisar da graça divina. É também a padroeira de Espanha.