O Dia de Santa Paulina comemora-se a 9 de julho.
Santa Paulina foi uma religiosa nascida em Itália que se naturalizou brasileira após os seus pais emigrarem com ela para Santa Catarina, no Brasil. É considerada a primeira santa brasileira.
Nascida em 1865, com o nome de batismo de Amabile Lucia Visintainer, Santa Paulina foi beatificada e canonizada pelo Papa João Paulo II. Faleceu a 9 de julho de 1942, já depois de lhe ter sido amputado o braço direito por causa de diabetes.
A vida de Santa Paulina foi dedicada aos pobres e doentes. O acolhimento das crianças órfãs e dos ex-escravos abandonados foi uma das suas principais preocupações.
A biografia de Santa Paulina diz-nos que esta se tornou Irmã Paulina do Coração Agonizante de Jesus em 1875 e que fundou a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição em 1890. Na história de Santa Paulina se encontram também alguns milagres, como a cura instantânea de uma criança e de uma mulher.
O Santuário Santa Paulina, em Nova Trento, é um dos maiores do Brasil, com 6.925,56 m². É um parque ecológico onde se pode passear, contemplar a natureza e rezar descansadamente.