O Dia de Santa Mariana de Quito festeja-se a 26 de maio.
Santa Mariana é a padroeira de Quito e a heroína nacional do Equador. É também a santa protetora dos doentes e dos órfãos.
Milagres
Mariana ficou órfã ainda em criança, ficando à guarda da sua irmã mais velha. Aos 7 anos salva as suas sobrinhas da morte e recebe precocemente a primeira comunhão. Ela própria seria salva milagrosamente da morte por diversas vezes.
Vivendo isolada e em penitência, em casa do cunhado e da irmã, Mariana teve imensas visões, entre elas uma em que a casa em que vivia se transformava num convento, o que veio a acontecer anos mais tarde. A santa protagonizou curas de doentes e é-lhe mesmo atribuído o milagre da ressurreição de duas pessoas pela oração.
Salvadora de Quito
Em 1645 a cidade de Quito foi abalada por terríveis epidemias e terramotos. A igreja de Quito pedia mais sacrifícios e penitências ao povo para alcançar a paz nesses tempos difíceis decidindo então Mariana oferecer-se publicamente como vítima para salvar a cidade. Os males que Mariana sofreu acabaram por levar a sua vida a 26 de maio de 1645, terminando os terramotos e epidemias em Quito, e nascendo milagrosamente lírios brancos do seu sangue. O Equador declarou-a "heroína nacional". Mariana foi beatificada em 1853 e canonizada em 1950.