O Dia de Santa Maria Madalena de Pazzi celebra-se a 25 de maio.
Maria Madalena de Pazzi nasceu em Florença em 1566 e faleceu na mesma cidade a 25 de maio de 1607, celebrando-se o seu dia liturgicamente nesta data.
Nascida na nobre família Pazzi, e batizada com o nome de Catarina, Maria Madalena de Pazzi cedo renunciou a uma vida luxuosa, entregando-se em vez à vida religiosa contra a vontade dos pais. Foi aos 16 anos que ingressou no convento das freiras Carmelitas da Antiga Observância, onde devido a uma doença grave, fez os votos antes das restantes noviças, adotando o nome de Maria Madalena.
Neste convento Santa Maria dos Anjos, Maria Madalena vivenciou imensas experiências místicas, com êxtases na oração e na penitência e grandes visões proféticas. Estas revelações místicas foram anotadas, dando lugar a um livro chamado de "Contemplações", um compêndio de teologia mística, e foram comunicadas pela própria por carta a papas e príncipes, com as suas orientações para a renovação do clero.
Após muitos anos de dor aguentada em silêncio, Maria Madalena faleceu com o corpo coberto de úlceras e ainda incorrupto, com apenas 41 anos.
Santa Maria Madelena é a santa padroeira de Nápoles.