O Dia de Santa Maria Goretti celebra-se a 6 de julho.
Maria Teresa Goretti nasceu em Itália em 1890 e faleceu a 6 de julho de 1902, com apenas 11 anos.
Pertencente a uma família pobre e numerosa, Goretti sempre teve uma vida difícil. Com a morte do pai, a família teve de se mudar e de partilhar residência com outra família.
Foi então que um jovem de 20 anos, chamado Alexandre Serenelli, conheceu Goretti e tentou seduzi-la às escondidas das famílias. Perante todas as suas recusas em nome de Deus, Alexandre tentou violar Goretti, acabando por esfaqueá-la quatorze vezes com uma adaga de 30 centímetros.
Goretti resistiu milagrosamente aos ferimentos graves, mas acabou por morrer no hospital perante a imagem de Virgem Maria, vinte horas depois. Ainda teve tempo de perdoar o seu agressor, que após sair da prisão, foi perdoado pela mãe de Goretti, tal como a filha tinha feito.
Quanto à Alessandro Serenelli, ele foi condenado a 30 anos de prisão e foi solto após 27 anos por bom comportamento. Oito anos mais tarde, passa viver com os frades capuchinhos realizando diversos trabalhos, mas não se tornou um religioso. Serenelli esteve presente na cerimónia de canonização de Maria Goretti, em 1947.
Oração a Santa Maria Goretti
Ó Santa Maria Goretti, que, reforçada pela graça de Deus, não hesitou em derramar teu sangue e o sacrifício da própria vida para defender a pureza virginal, olhai graciosamente sobre a infeliz raça humana, que se desvia muito longe do caminho da eterna salvação. Ensina-nos a todos, e especialmente a juventude, com coragem e presteza que devemos fugir, por amor a Jesus, de tudo quanto possa ofendê-lo ou manchar as nossas almas com o pecado. Obtenha para nós, implorando a Nosso Senhor, vitória nas tentações, conforto nas tristezas da vida, e a graça que fervorosamente peço (diga a graça), e possamos desfrutar um dia da imperecível glória celeste. Amém.