O Dia de Santa Cristina comemora-se a 24 de julho.
Santa Cristina foi uma fervorosa cristã do século III que morreu martirizada. Os relatos de Santa Cristiana são escassos e vagos. Acredita-se que a santa nasceu numa família rica no século III, sendo filha de um governador na Etrúria, na Toscana, chamado Urbano. Já muito pretendida aos onze anos para casamento, Urbano desejava que a filha adorasse os deuses pagãos, mas a adolescente recusou-se a tal, tendo crescido interessada na fé cristã.
A intransigência do seu pai foi crescendo perante as suas recusas, enquanto a fé de Cristina foi aumentando. A jovem foi torturada a mando do pai por várias vezes, de diferentes formas. Em todos os relatos, a santa subsiste às incríveis torturas, até que finalmente morre, no ano de 300, após uma intervenção divina castigar também os seus torturadores.
Santa Cristina é adorada em especial em itália, França, Alemanha e Portugal, onde é padroeira de 6 paróquias no Porto. É representada tradicionalmente com flechas e com uma mó do moinho, em alusão às suas torturas. A santa é vista como a padroeira dos moleiros e é invocada contra a depressão.